Agricultura e Meio Ambiente

  • Secretario(a): KERLLIN HOEFFEL BETTINGER
  • (45) 32571268

Agricultura e Meio Ambiente

 Entre Rios do Oeste conta com um alto potencial de desenvolvimento tendo sua vocação no trabalho empreendedor e inovador da nossa gente, tendo maior destaque na produção de alimentos, com a adoção de praticas sustentáveis na atividade leiteira, suinocultura, avicultura, grãos e prestação de serviços atingem alto potencial de produtividade, sendo na diversificação de culturas o fator preponderante para o desenvolvimento e a estabilidade econômica do agronegócio do município.

 Objetiva-se levar incentivos e fomentar a diversificação de culturas, com políticas publicas eficientes,  buscando aumentar a produção, motivando a permanência do homem no campo, melhorando a qualidade de vida das famílias, gerando mais renda e empregos na área rural e urbana. Firmando assim um compromisso de um governo democrático transparente e participativo, onde as pessoas são prioridade no processo de desenvolvimento econômico e social.

 MISSÃO

Promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária e cumprir com a função pública com eficiência no município de Entre Rios do Oeste

VISÃO

Ser até 2025 referência nacional na produção de energias renováveis e na produção sustentável da agropecuária.

VALORES

Desenvolver políticas públicas com transferência, participativa e democrática, valorizando as pessoas e melhorando a qualidade de vida dos Entrerienses.

ATIVIDADES

CADASTRO DO PRODUTOR RURAL – CAD-PRO

                Na secretaria é também realizado o trabalho de cadastro do produtor rural do município. Nesta área são realizados os cadastros e emitidas as carteiras do CAD-PRO (Cadastro do Produtor), notas fiscais do produtor rural. Assim como prestação de contas das movimentações de compra e venda do produtor. Por fim são realizados os relatórios  para que a partir disso seja realizado a recolha de impostos do município como o ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação).

 

 

QUANTIDADE DE PRODUTORES POR ATIVIDADE DE PRODUÇÃO

LEITE

CADASTRO (ADAPAR)

TOTAL DE BOVINOS

VACAS EM LACTÇÃO

MEDIA DIA/VACA

260 produtores

7.078 cabeças

3.580

14L

Fonte:ADAPAR

                                                                                                             

 SUINOS

Nº DE PRODUTOR ES

CICLO

Nº DE ANIMAIS

 

10

PARTICULAR (CICLO COMPLETO)

13.220

 

19

UPL – UNIDADE PROD DE LEITOES

32.868

 

4

CRECHARIO

14.000

 

70

ENGORDA

71.940

 

103

 

147.523

 

Fonte:PREFEITURA

PRODUÇÃO DE GRÃOS

PRODUTORES  CAD/PRO

AREA AGRICULTAVEL

MEDIA SOJA HA

MEDIA MILHO Ha

602

7.937Ha

50sc

100sc

Fonte: PREFEITURA

SAFRA INVERNO

 

Área

Produção

Total

Milho Safrinha

4.700

5.200 kg

24.440.000 kg

Soja Safrinha

50

2.000 kg

 

Trigo

50

2.800 kg

 

Aveia em grão

10

1.500 kg

 

Aveia – feno

600

 

50 toneladas

Tipton

300

17 toneladas

 

Mandioca

20

 

 

Silagem milho safrin.

800

 

 

Fonte: DERAL

SAFRA VERÃO

 

Área

Produção

Total

Milho grão

800

7.400

 

Milho silagem

300

7.400

 

Soja

4.650

3.300

 

Tipton

300

 

 

Mandioca

20

 

 

Postagem

700

 

 

Eucalipto

100

 

 

Cana de Açúcar

10

20 toneladas

 

Frutíferas

 

 

 

Fonte: DERAL

 

AVICULTURA

Nº DE PRODUTORES

Nº DE AVIARIOS

CAPACIDADE/ALOJAMENTO

5

17un

340.000 cbs

Fonte:PREFEITURA

APICULTURA

Nº DE PRODUTORES

QUANTIDADE DE COLMEIAS

PRODUÇÃO ANUAL Kg

17

 

26.000kg

Fonte: ACIER

PRODUÇÃO ORGANICA

Nº DE PRODUTORES

PROGRAMA

FEIRA DO PRODUTOR

19

PNAE-PAA

PANIFICADOS – FRUTAS E HORTALIÇAS

 

QUADRO DE FUNCIONARIO DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

A secretaria desenvolve programas e incentivos nas diversas áreas na cadeia produtiva, sendo o quadro de colaborares e parceiros componentes essenciais no desenvolvimento dos serviços e metas estabelecidas.

Componentes:

MILTON JOSE ZIMMER – Técnico Agrícola

NELSIRA KLEIN JONER – Auxiliar administrativo

KAROLINE BILHAN – Assistente administrativo

ROSALENE SCHNEIDERS HENTGES – Auxiliar administrativo

MARISA HANSEN – Cantineira zeladora

 

ENTIDADES PARCEIRAS

As entidades e empresas parceiras desenvolvem apoio e cooperação em diversos projetos principalmente dirigidos aos pequenos produtores através de convênios tanto com aporte financeiro e na assistência técnica em diversas causas ambientais.

→UNIOESTE: Campo experimental, área de pesquisa, convênio para análises de solos.

→EMATER: Assistência técnica

→BIOLABORE: Assistência técnica

→ITAIPU: Convênios (cooperação técnica e financeira)

TAMANHO DAS PROPRIEDADES DO MUNICPIO POR MODULO FISCAL (18 Ha)

A produção agropecuária e constituída por pequenas propriedades rurais, sendo a agricultura familiar responsável pela maior parte da produção, sendo que 71,94% das propriedades possuem  ate um modulo rural, e 22,89% possuem de um a dois módulos rurais, e 3,44% possuem de dois a três módulos rurais,e 1,03% possuem de 3 a 4 módulos rurais e apenas 0,69% possuem acima de quatro módulos rurais.

Consideramos assim que a base da produção e constituída por pequenos produtores rurais, sendo a diversificação de culturas o fator preponderante para a manutenção das famílias no campo, gerando renda e empregos no campo e na cidade.

ATÉ UM MODULO 418                 

 →DE 1 ATÉ 2 MODULOS -133       

DE 2 ATÉ 3 MODULOS- 20            

DE 3 ATÉ 4 MODULOS-6               

ACIMA DE 4 MODULOS 4             

Fonte:INCRA

 

 

 

POLITICAS PUBLICAS E INCENTIVOS A PRODUÇÃO AGROPECUARIA

BACIA LEITEIRA

              MELHORIA GENÉTICA: Oferecer de forma gratuita SÊMEN bovino de qualidade para aumentar a produtividade do leite melhorando a genética do rebanho bovino.

            ADUBAÇÃO VERDE DE COBERTURA: Oferecer até 120 kg de semente de aveia por produtor de leite de forma gratuita com objetivo de diminuir os custos da alimentação animal, aumentando a rentabilidade dos produtores.

             SANIDADE ANIMAL: Manter o programa de auxílio nos exames de brucelose e tuberculose para manter o controle da sanidade do plantel de animais no município de Entre

Rios Do Oeste.

 SUINOCULTURA

           MELHORIA GENÉTICA: Oferecer de forma gratuita SEMEN suíno de qualidade para aumentar a produção, melhorando a genética do plantel.

           MANEJO DE DEJETOS ANIMAIS: fornecimento de tubos de concreto, no manejo de dejetos animais, como auxílio na construção e reformas de pocilgas e estábulos.

          TERRAPLANAGEM: Fornecimento de horas máquina para realizar terraplanagem na reforma e construção de novas unidades de produção tanto na suinocultura como na bovinocultura e moradias rurais.

            CONSTRUÇÃO E REFORMAS DE ESTERQUEIRAS: Auxílio com horas máquina na construção e reforma de esterqueiras, para o produtor se adequar a legislação vigente e órgãos ambientais.

           APLICAÇÃO DE ESTERCO LÍQUIDO: manter o programa de aplicação de esterco líquido incentivando a adubação orgânica diminuindo custos de produção e aumentando a fertilidade do solo, gerando mais renda aos produtores.

          DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO: Manter o programa de descompactação do solo melhorando sua fertilidade e aumentando a produtividade.

PROTEÇÃO DE NASCENTES

              Manter o programa de proteção de nascentes em parceria com os produtores rurais, com o objetivo de utilizar o consumo da água com mais responsabilidade, mais humana e ambientalmente correta, além de diminuir custos ao município e aos produtores rurais, auxiliando com fornecimento de horas máquina, auxílio técnico, e fornecimento de canos de PVC, moto-bomba, caixa d’água, e tubos de concreto.

CONSERVAÇÃO DE SOLO

               Manter o programa de conservação de solo com auxilio de horas máquina na reforma e construção de terraços e base larga, com o objetivo de construir e manter a fertilidade do solo, evitando os processos erosivos do solo.

          Manter o convênio com a UNIOESTE para fornecer análise de solo aos produtores de forma gratuita.

        Fornecer calcário para corrigir a acidez do solo, conforme análise de solo e recomendação técnica.

INCENTIVO AO ASSOCIATIVISMO

               Incrementar políticas publica, incentivando as associações de produtores rurais com a finalidade de manter o homem no campo, gerando mais empregos e renda na agricultura familiar. Auxiliando com o fornecimento de máquinas e equipamentos agrícolas, como distribuidores de adubo orgânico líquido e sólido, tratores e outros, facilitando os trabalhos na agricultura com incremento de mais tecnologias, gerando mais renda as famílias.

ABASTECEDORES COMUNITÁRIOS

             Manter os abastecedores comunitários bem conservados, em funcionamento e realizar estudos para construção de novos abastecedores em localidades que necessitem do mesmo.

APOIO AOS APICULTORES

             Levar incentivos e apoio aos apicultores atendendo as necessidades da associação, gerando mais renda melhorando a produtividade e a qualidade de vida dos apicultores.

AGRICULTURA ORGÂNICA

           Incentivar a produção de produtos orgânicos, levando apoio e incentivos a APOER (Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios Do Oeste), buscando diversificar a produção com qualidade e técnicas modernas de produção.

FEIRA DO PRODUTOR

           Manter a feira de produtos orgânicos e planificados dando incentivos e auxilio aos feirantes, levando ao consumidor produtos mais saudáveis e de qualidade, gerando renda e qualidade de vida as famílias do campo.

CONCURSO DE HORTAS CASEIRAS

            Manter e melhorar o concurso de hortas caseiras na área rural e na cidade, com o objetivo de incentivar a produção de alimentos orgânicos, mais saudáveis, livre de agrotóxicos, buscando mais qualidade de vida às famílias Entrerrienses.

CONTROLE DA FORMIGA

          Manter o programa de controle a formiga cortadeira com o fornecimento de iscas formicidas e auxílio técnico no controle das pragas.

AUXÍLIO A PSICULTURA

          Auxiliar a produção com fornecimento de alevinos e na construção de tanques escavados buscando a diversificação da propriedade e o aumento da produção, gerando mais renda aos produtores.

 

MELHORIA DE ESTRADAS RURAIS E PÁTIOS

 Criar um programa de solo brita para melhorar os acessos e pátios das propriedades rurais através de parceria junto com os produtores, onde o município fornece até três cargas de BRITA NUMERO DOIS e os produtores complementam o restante conforme necessidade de cada propriedade, sendo que o município auxilia com o transporte do material e horas maquina na execução dos trabalhos para espalhar e compactar o material.

Fazer melhorias e readequação de estradas rurais, realizando cascalhamento e pedras irregulares ( poliédrico ) melhorando a trafegabilidade e o escoamento da produção, sendo este um trabalho que deve ser realizado de forma continua e permanente.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM-POA )

              Melhorar o atendimento do SIM-POA Serviços de Inspeção Municipal de produtos de origem animal e vegetal, com a efetivação de servidor público, profissional veterinário para cumprir as exigências sanitárias, e melhorar o atendimento junto as pequenas indústrias e abatedouros municipais, oferecendo produtos de origem animal, vegetal, panificados e derivados do leite com qualidade aos consumidores do município.

AUXILIO E MELHORIAS A ASSOCIAÇÃO ENTRERRIENSE DE CATADORES (ASEC )

               Auxilio em campanhas na separação do lixo bom junto com a comunidade, e licenciamentos ambientais necessário na atividade, melhorando os processos seletivos dos produtos e a qualidade dos serviços.

                Aquisição de maquinas e equipamentos conforme necessidade da associação para melhorar os processos de trabalho, levando mais qualidade de vida aos associados.

AÇOES AMBIENTAIS

               Realizar campanhas educacionais na área ambiental junto com entidades e escolas e todo meio rural e a sociedade em geral, com ações de uso adequado da água e conservação de matas ciliares e florestas evitando processos destrutivos e queimadas, nocivos a preservação ambiental, dando destino adequado do lixo, visando a sustentabilidade ambiental da cidade e do campo.


Notícias relacionadas


Voltar