A Secretaria de Saúde de Entre Rios do Oeste recentemente adquiriu um microscópio avançado que será fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti, conhecido transmissor da dengue, zika e chikungunya. Este equipamento permitirá a identificação e contagem precisa dos ovos coletados nas ovitrampas instaladas pela cidade, otimizando o monitoramento das populações de mosquitos.
As ovitrampas estão estrategicamente distribuídas a uma distância média de 300 a 400 metros entre si, servindo para mapear os locais com maior incidência do Aedes aegypti. As paletas retiradas dessas armadilhas serão analisadas no microscópio, possibilitando que os profissionais da saúde identifiquem a presença e a quantidade de ovos. Com essas informações em mãos, os Agentes de Endemias poderão direcionar suas ações de prevenção e controle para as áreas mais afetadas.
Além de contribuir para as ações de controle, o monitoramento realizado com o microscópio também auxilia na classificação de risco dos imóveis. Isso permite que a frequência das visitas domiciliares seja ajustada, com intervenções mais frequentes em áreas consideradas de maior risco, reforçando assim a vigilância e o controle vetorial.
Essa iniciativa evidencia o compromisso da administração municipal com a saúde e bem-estar da população, promovendo ações efetivas de prevenção e cuidado. A aquisição do microscópio representa um avanço significativo na luta contra as arboviroses e na proteção da saúde pública em Entre Rios do Oeste.