Você está em: Página Inicial > Notícias > Quatro casos de Dengue são confirmados em Entre Rios do Oeste
Quatro casos de Dengue são confirmados em Entre Rios do Oeste

A secretaria de saúde de Entre Rios do Oeste, confirmou quatro casos de dengue no município. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, dois casos importados de outras cidades e os outros dois, contraídos no município.

Segundo o coordenador da dengue em Entre Rios, Vilmar Frare, ainda existe três casos em investigação.

A secretária de Saúde, Solange Schlindvein, reforça que, as pessoas que viajaram para regiões onde houve manifestação da doença e apresentarem sintomas compatíveis, devem imediatamente procurar um médico. Os profissionais de saúde devem notificar a vigilância a respeito de qualquer suspeita.

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada da fêmea do Aedes aegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. O verão, com as altas temperaturas e o aumento das chuvas, é propício para a proliferação do inseto. Por isso, é importante reforçar que o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto.

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta (maior que 38,5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
- Dores musculares intensas;
- Dor ao movimentar os olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Ao apresentar os sintomas, é importante procurar o Centro de Saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por | Postado em: 18/04/2019 - 15:13